Há uma descrição popular sobre os ídolos da atualidade, através da qual eles têm sido chamados de “cantores dos 3 segundos”. Isso surgiu quando os grupos ídolos começaram a ter números de integrantes com 2 dígitos, resultado em alguns integrantes tendo apenas 3 segundos de canto durante uma música. Outros começaram a expressar críticas fortes, como “Que tipo de cantores vocês são, quando sequer podem cantar?”
Uma contraprova foi criada sob o formato de um programa de TV. Integrantes de diversos grupos ídolos se reuniram para uma competição de canto chamada‘Immortal Song 2′, que fará sua estreia pela KBS como uma versão com ídolos do já renomado programa da MBC ‘I Am A Singer’.
O ‘Immortal Song 2′ teve sua primeira gravação no dia 23 de maio com ChangMin (2AM), YeSung (Super Junior), HyoRin (SISTAR), JongHyun (SHINee), YoSeob(BEAST) e IU. Como uma forma de antecipar sua estreia, prevista para este sábado, 04 de junho, os participantes deram uma entrevista para falar sobre o programa.
Não compare com o ‘I Am A Singer’
ChangMin disse: “Ao invés de sermos salvos pelos rankings de nossas apresentações, nós planejamos simplificar o programa no qual temos trabalhado tanto. Como cada um de nós possui larga experiência em programas de TV, decidimos usar esta força para criar uma atmosfera mais divertida”.
A missão em seu primeiro dia foi regravar um sucesso da cantora Shim SooBong, responsável pela música de abertura do programa e que permaneceu nos bastidores para ver os cantores mais jovens se apresentando. YeSung expressou seu nervosismo ao dizer: “Fico nervoso só de pensar em me apresentar como solista na frente de Shim SooBong. Preciso preservar a honra do meu grupo – puxa, e que peso tem essa honra”. IU revelou também sentir esta pressão: “Meu coração acelera só de pensar que cantei uma canção que minha avó e minha mãe gostam… Todos estão me elogiando, mas eu fico preocupada em não atingir as suas expectativas”.
Pode-se dizer que os sentimentos de IU refletem os de seus colegas de programa, uma vez que seus talentos vocais são muitas vezes desmerecidos por causa do status de ‘estrelas ídolos’. JongHyun mostrou seu desejo em quebrar este estereótipo ao confessar: “Por encarar isso como uma oportunidade de mostrar um lado meu completamente diferente, eu vim me preparando bastante para o programa mesmo com as minhas atividades no exterior”.
Sem eliminações, apenas escolha do primeiro lugar
Mesmo que o ‘Immortal Song 2′ tenha cada participante cantando sua própria versão de canções conhecidas como acontece no ‘I Am A Singer’, não haverá eliminações. Os 6 competidores serão julgados pelos 200 membros da plateia, e o cantor que ficará com o primeiro lugar será nomeado como tal através dos votos da mesma. Cada cantor receberá também ajustes e dicas de aperfeiçoamento dos cantores originais das canções de seus covers.
Para a primeira gravação do programa, a plateia foi preenchida por pessoas com mais de 30 anos de idade, pois elas são da geração que poderá julgar de forma mais apurada as apresentações. Kwak TaeHo, de 45 anos, disse: “Cada música de Shim SooBong possui uma estória. O segredo está em como você transmite suas emoções. Bem mais do que habilidades vocais, é a interpretação que mais conta”. Choi EunHi, de 45 anos, divertiu-se: “Como as músicas ultrapassam gerações, eu espero que essas regravações façam os fãs de Shim SooBong crescerem com os adeptos das gerações mais jovens”.
Os fãs dos grupos ídolos também expressaram suas expectativas. Kim YoungRae, fã de IU, disse: “Mal posso esperar para ver como IU fará suas regrações para as canções de cantores tão famosos. Eu espero que ela se saia bem, assim ela poderá ter colegas cantores com mais idade e experiência”.
Mesmo que o foco primário do programa seja na música, os ídolos levarão para o palco suas diversas habilidades, como fazer raps e dançar. Foi dito que, para esse desafio inicial em especial, o estilo mais livre para as apresentações trouxe uma canção com 30 anos de sucesso para os ares do século 21. Shim SooBong mal conseguia tirar seus olhos do palco, como ela relatou: “Eu não sabia que elas (as canções regravadas) poderiam ter estas características! Sinto-me como se tivesse recebido o melhor presente da minha vida como cantora”.
Canções antigas que irão reviver o K-Pop
Embora ainda tenha que ser transmitido, o ‘Immortal Song 2′ já está forçando outros programas baseados em música a entrarem em seu jogo, exatamente pelo fato de ele ser único a focar apenas em competidores ídolos. Atualmente, a Coreia possui programas de calouros como o ‘SuperStar K’ e o ‘Birth Of A New Star’, que criam novos cantores; por outro lado, há o ‘I Am A Singer’, que permite aos cantores mais antigos retornarem ao cenário musical da TV.
O ‘Immortal Song 2′, portanto, irá se encontrar exatamente no meio destes 2 extremos. Tanto é que já espera-se que a resposta ao programa seja a mais forte entre os diversos programas de competição de canto. Já existe uma tensão palpável entre os fã-clubes, e os produtores expressaram sua preocupação quanto aos fãs infiltrarem a plateia e distorcerem os votos.
Compartilhando seus sinceros pensamentos sobre os cantores ídolos, o produtor Go MinGyu disse: “Quando falamos de musicalidade e completude, esses ídolos em sua adolescência ou com seus 20 e poucos anos não conseguem se sair tão bem quanto os que participam do ‘I Am A Singer’”. Consequentemente, ele pediu para que os telespectadores vejam o programa como um período de amadurecimento vocal dos jovens competidores.
Ele enfatizou que os cantores ídolos são estrelas do k-pop capazes de reunir gerações de amantes da música, como bem disse: “Nós estamos de olho também na possibilidade de essas regravações dos ídolos criarem um novo movimento para a Hallyu (‘onda’ cultural sul-coreana)”.
Fonte: JoongAng | Nate | Allkpop.com
Tradução/Adaptação: Luis Girão @ sarangingayo.com.br
Por favor, não retirar sem os devidos créditos.
Tradução/Adaptação: Luis Girão @ sarangingayo.com.br
Por favor, não retirar sem os devidos créditos.
Waaah ~~~ Tive que procurar uma tradução em outro site porque ainda tenho tanta coisa pra fazer. Snif Snif ... ~
Related Article:
0 comentários:
Postar um comentário